No Centro de Cirurgia da Pele (CCP) são realizados todos os procedimentos cirúrgicos da pele.

Procedimentos de maior porte são realizados com a participação de médico anestesiologista habilitado e experiente em Cirurgia Dermatológica. Cirurgias com ou sem sedação são realizadas em nosso próprio centro cirúrgico.

Procedimentos de maior porte ou em pacientes com risco cirúrgico aumentado, são obrigatoriamente realizados em ambiente hospitalar.
Cirurgia Micrográfica de Mohs
A Cirurgia Micrográfica de Mohs é um método preciso para a remoção de cânceres de pele, evitando que resquícios do tumor original voltem a se desenvolver no mesmo ponto. Esta técnica promove a maior taxa de cura entre todas as modalidades de tratamento, ao mesmo tempo em que preserva ao máximo o tecido sadio ao redor do tumor, a função local e a aparência estética, minimizando as cicatrizes resultantes de um procedimento cirúrgico. (Dr. Inácio Faver – consultor em Cirurgia de Mohs do CCP)
Cirurgia cutânea oncológica
Cirurgia para Hiperidrose Axilar
Cirurgia de ressecção das glândulas sudoríparas axilares. É um procedimento simples, realizado sob anestesia local, no qual as glândulas são removidas através de um ou dois pequenos orifícios de no máximo 1cm em cada axila. Apresenta baixíssimo índice de complicações e não provoca riscos a outros órgãos, pois limita-se ao plano cutâneo.
Tratamento da Hiperidrose Axilar com Toxina Botulínica
A toxina botulínica vem sendo utilizada para mais uma finalidade terapêutica. Além do seu uso em oftalmologia, para tratamento de contrações musculares involuntárias e do uso em Dermatologia Cosmiátrica para o tratamento das rugas dinâmicas, a toxina oferece uma boa opção de tratamento para aquelas pessoas que apresentam excesso de suor, a hiperidrose.

A substância é aplicada através de injeções na pele da região axilar ou das palmas das mãos, com intervalos de cerca de 1 a 2cm entre cada aplicação, nas áreas onde a produção de suor é mais intensa. O efeito máximo ocorre em cerca de 2 semanas e o tratamento apresenta boa eficácia, com interrupção da sudorese na área tratada. A duração do efeito pode chegar até a 8 meses, quando é necessário reaplicar a toxina.
Cirurgias excisionais
Reconstruções da pele por retalhos ou enxertos
Transferência de tecidos bons para áreas que perderam a pele. Muito utilizados no fechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras.
Lipoaspiração tumescente
É uma técnica aspirativa de gordura realizada exclusivamente com anestesia local. A lipoaspiração tumescente se diferencia da lipoaspiração tradicional basicamente pela infusão de uma solução anestésica especial, denominada anestesia tumescente de Klein. Esta solução tem como base a lidocaína (mesma substância utilizada na anestesia dentária tradicional) infundida em grandes volumes mas em alta diluição, associada a produtos que provocam diminuição do sangramento no local e neutralizam a fórmula. Desta maneira, além de dispensar a anestesia geral, o sangramento é mínimo. É uma ótima técnica para pessoas que apresentam gorduras localizadas sem serem obesas.

Lipoaspiração de Lipomas
A lipoaspiração é uma ótima opção para tratamento de lipomas com diagnóstico inequívoco. A lipoaspiração geralmente resulta em cicatrizes menores.
Remoções de pequenos tumores
Criocirurgia
Este procedimento provoca o congelamento de lesões cutâneas a temperaturas muito abaixo de zero, levando à sua destruição através da morte das células do local tratado. A aplicação é feita utilizando-se o crio spray, aparelho especialmente desenvolvido para o procedimento. Ele produz um jato muito fino de nitrogênio que é aplicado diretamente sobre a lesão ou através do congelamento de ponteiras que são encostadas na pele a ser tratada. (www.sbcd.org.br)
Eletrocirurgia
Terapia Fotodinâmica
A terapia fotodinâmica consiste na aplicação na pele de um medicamento sob a forma de creme ou loção. Este é absorvido pelas células tumorais e, posteriormente, ativado pela luz do aparelho, promovendo destruição seletiva das células cancerígenas, preservando as células saudáveis ao redor da lesão. A terapia fotodinâmica está bem indicada para tratamento de carcinomas basocelulares superficiais e doença de Bowen fora da face. As ceratoses actínicas, que são lesões pré-malignas também podem ser eficazmente tratadas por esta técnica. Estudos comprovam, também, ação no tratamento da acne e do envelhecimento causado pelo sol. Atualmente, uma das melhores indicações da terapia fotodinâmica é o chamado tratamento de campo cancerizável, para prevenção do câncer cutâneo em indivíduos pré-dispostos.
Blog Depoimentos Centro Cirúrgico Contato A Pele Especialidades A Equipe Médica Sobre o CCP